A propaganda política no Facebook: O uso das fanpages pelos principais candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte

Autores

  • Carla Montuori Fernandes Universidade Paulista (UNIP)
  • Luiz Ademir de oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Vinícius Borges Gomes Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Déborah Luísa Vieira dos Santos Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v6i1.9535

Palavras-chave:

Comunicação Política, Democracia Digital, Eleição Municipal.

Resumo

O artigo traz uma análise da inserção das redes sociais nas campanhas eleitorais em 2016, tomando como objeto de estudo as fanpages dos principais candidatos à disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. Discute-se a relação simbiótica entre mídia e política e o impacto das mídias digitais nas disputas eleitorais. Foi realizada análise de conteúdo, a partir do recorte do primeiro turno de campanha, acionando as categorias conteúdo das fanpages e formatos utilizados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carla Montuori Fernandes, Universidade Paulista (UNIP)
    Doutora e Pós-Doutora em Ciências Sociais, com ênfase em Comunicação Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP)
  • Luiz Ademir de oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
    Mestre e Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, mestre em Comunicação Social pela UFMG, atualmente é docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
  • Vinícius Borges Gomes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
    Mestrando em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFJF e Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela UFSJ
  • Déborah Luísa Vieira dos Santos, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
    Coautora: Graduanda em Comunicação Social - Jornalismo pela UFSJ e Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/FAPEMIG/UFSJ).

Downloads

Publicado

2018-01-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A propaganda política no Facebook: O uso das fanpages pelos principais candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte. (2018). Rizoma, 6(1), 74-88. https://doi.org/10.17058/rzm.v6i1.9535