A ruptura entre PT e PSDB através dos discursos do horário gratuito de propaganda eleitoral na televisão e o clima de opinião pública nas redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v5i1.8621

Palavras-chave:

Comunicação Política. Ideologia. Clivagem Social. Discurso do ódio.

Resumo

A eleição de 2014 repetiu pela sexta vez consecutiva o confronto direto entre PT e PSDB pela presidência da República no Brasil. A campanha ofereceu o processo eleitoral como pauta do dia e possibilitou, de um lado a democratização da discussão política, e de outro, a exacerbação das diferenças ideológicas na forma de discurso do ódio. Analisando os discursos dos programas do horário eleitoral de televisão desde 1994 até 2014, tendo como foco a ofensividade dos discursos e a promoção de uma visão maniqueísta, foi possível reconstituir as estratégias dos diferentes momentos desses dois partidos em campanha presidencial. Conclui-se que a ofensividade se fez presente nos discursos dos dois partidos, contribuindo para o momento de ruptura do quadro atual.

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Biografia do Autor

  • Angelo Carnieletto Müller, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Mestre em Comunicação e Bacharel em Jornalismo pela PUCRS. Doutorando do PPGCOM PUCRS. Bolsista Capes em Regime Integral. Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Emoção e Conflito.

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Publicado

2017-07-05

Edição

Seção

Seção Livre

Como Citar

A ruptura entre PT e PSDB através dos discursos do horário gratuito de propaganda eleitoral na televisão e o clima de opinião pública nas redes sociais. (2017). Rizoma, 5(1), 193-206. https://doi.org/10.17058/rzm.v5i1.8621