A TV Pública é midiatizada? Um estudo sobre o conceito de telejornalismo midiatizado aplicado ao telejornalismo público brasileiro

Autores

  • José Tarcísio Oliveira Filho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Iluska Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Cláudia Thomé Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v5i1.8431

Palavras-chave:

telejornalismo, televisão pública, midiatização

Resumo

O trabalho discute os efeitos da midiatização no telejornalismo público brasileiro. A metodologia consiste na análise de cinco edições do noticiário Repórter Brasil (TV Brasil) através de quatro eixos: autorreferencialidade, correferencialidade, descentralização e dialogia. Os resultados apontam que há distanciamento entre o conteúdo produzido e as categorias de análise. Porém, tais percepções não permitem afirmar que a TV Pública não é influenciada pelo ambiente midiatizado.

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Biografia do Autor

  • José Tarcísio Oliveira Filho, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Iluska Coutinho, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Professora Dra. do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Cláudia Thomé, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Professora Dra. do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2017-07-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A TV Pública é midiatizada? Um estudo sobre o conceito de telejornalismo midiatizado aplicado ao telejornalismo público brasileiro. (2017). Rizoma, 5(1), 22-35. https://doi.org/10.17058/rzm.v5i1.8431