Pessoas de paisagem: a caracterização de destinos portugueses na revista Fugas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v5i1.8428

Palavras-chave:

Jornalismo literário, Jornalismo de viagens, Identidade, Portugal

Resumo

O jornalismo de viagens trata da descoberta não apenas de territórios alheios, mas do “outro”. Quando articulado com espaços de pertença, reportagens nesse segmento são reveladoras da auto-imagem construída por um povo, seus costumes e valores. Neste artigo, analisaremos uma aparente construção da identidade contemporânea portuguesa nas reportagens de capa "O que é que o Porto tem?", "Algarve que vai formoso" e "Coimbra tem mais encantos para além do património", publicadas na revista Fugas.

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Biografia do Autor

  • Mateus Yuri Passos, Faculdade Cásper Líbero
    Pesquisador de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Membro do grupo de pesquisa Comunicação, Diálogo e Compreensão. Doutor em Teoria e História Literária (Unicamp). Editor adjunto da Revista Comunicação Midiática (PPGCOM/UNESP).
  • Fernanda Castilho Santana, Universidade de São Paulo
    Pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Docente na FATEC-Barueri. Membro do Observatório Americano de Ficção Televisiva (Obitel). Doutora em Ciência da Comunicação (Universidade de Coimbra).

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Publicado

2017-07-05

Edição

Seção

Seção Livre

Como Citar

Pessoas de paisagem: a caracterização de destinos portugueses na revista Fugas. (2017). Rizoma, 5(1), 111-123. https://doi.org/10.17058/rzm.v5i1.8428