A minissérie Adolescência: da reconfiguração midiática da violência à estética da recepção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v14i2.20730

Palavras-chave:

conflito geracional, estética da recepção, Série Adolescência, teoria do efeito

Resumo

Este artigo examina a recepção da minissérie Adolescência, produzida por Stephen Graham e Hannah Walters, ao focalizar a representação da violência juvenil, da vulnerabilidade emocional e do conflito geracional entre pais e filhos no Reino Unido. A análise recorre a Ging e Baele para contextualizar a cultura incel e redpill, prejudiciais na sociedade hiperconectada, a Sobchack e Staiger para examinar a recepção audiovisual, e a Bourdieu para explorar as tensões geracionais e o habitus.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Brunilda Reichmann, UFPR/Uniandrade

    Doutora em Literatura Comparada pela University of Nebraska in Lincoln (UNL), realizou pós-doutorado na UFMG em Estudos de Intermidialidade (2013-2014). Foi Graduate Assistant e Professora de Literatura Norte-Americana nos EUA e Professora Titular da UFPR. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária do Centro Universitário Campos de Andrade – Uniandrade – PR. Participa do GT Intermídia: Estudos sobre Intermidialidade (CNPq) e do GT Intermidialidade: Literatura, Artes e Mídias (ANPOLL). 

Downloads

Publicado

2025-12-23

Como Citar

Reichmann, B. (2025). A minissérie Adolescência: da reconfiguração midiática da violência à estética da recepção. Rizoma, 14(2), 3-18. https://doi.org/10.17058/rzm.v14i2.20730