“É um mundo de árvores”: uma análise da representação da crise ecológica em The Overstory, de Richard Powers

“IT'S A WORLD OF TREES”: AN ANALYSIS OF THE REPRESENTATION OF THE ECOLOGICAL CRISIS IN RICHARD POWERS’ THE OVERSTORY

Autores

  • Joicy Silva Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Thaïs Flores Nogueira Diniz Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v14i01.20221

Palavras-chave:

Richard Powers, The Overstory, desmatamento, ecocrítica intermidiática

Resumo

The Overstory, do autor estadunidense Richard Powers, dá vida e agência a um elemento que, muitas vezes, passa despercebido: as árvores. O presente artigo busca analisar como o romance representa questões ligadas ao desmatamento, a partir da perspectiva da ecocrítica intermidiática. O objetivo é observar como o conhecimento científico é transposto para o romance e como o ativismo ambiental é representado, com ênfase nos atos de protesto e ecoterrorismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joicy Silva Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Joicy Silva Ferreira é doutouranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui mestrado pela mesma instituição e graduação em Português-Inglês pela Universidade Federal de São João del-Rei. Integra o grupo de pesquisa Intermídia: Estudos sobre a Intermidialidade. 

  • Thaïs Flores Nogueira Diniz, Universidade Federal de Minas Gerais

    Thaïs Flores Nogueira Diniz possui graduação (Licenciatura) em Português e Inglês e suas Literaturas, pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix (1976); mestrado em Inglês, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutorado em Literatura Comparada, pela Universidade Federal de Minas Gerais/University of Indiana at Bloomington (1994). Fez seu pós-doutorado na Queen Mary College, University of London (2004). Atualmente é professora associada, aposentada, pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua como professor colaborador no Programa de pós-graduação em Estudos literários. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa denominado Intermídia: estudos sobre a intermidialidade, no diretório do CNPq desde 2005.

Downloads

Publicado

2025-08-08

Como Citar

“É um mundo de árvores”: uma análise da representação da crise ecológica em The Overstory, de Richard Powers: “IT’S A WORLD OF TREES”: AN ANALYSIS OF THE REPRESENTATION OF THE ECOLOGICAL CRISIS IN RICHARD POWERS’ THE OVERSTORY . (2025). Rizoma, 14(01), 14. https://doi.org/10.17058/rzm.v14i01.20221