Representação da identidade cultural florianopolitana a partir de notícias sobre as rendeiras de bilro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v13i2.19811

Palavras-chave:

Análise Crítica do Discurso, Identidade cultural, Imprensa florianopolitana, Representação

Resumo

O estudo traz a análise dos discursos de jornais impressos de referência de Florianópolis-SC para identificar as representações culturais sobre a cidade acionadas pela mídia. Situa-se teoricamente na Análise Crítica do Discurso (ACD), em associação aos Estudos Culturais. O artigo problematiza o tratamento da mídia impressa, que parece conduzir à cristalização de uma herança cultural única. A metodologia implica na análise do discurso dos jornais O Estado e Diário Catarinense, em duas peças de edições selecionadas de 1995 e de 2010. Os resultados evidenciaram a atuação do discurso jornalístico na produção de discursos hegemônicos sobre a cidade e sua população.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sra. Cátia Melissa Silveira Rodrigues, Sem filiação no momento

    Doutora em Ciências da Comunicação pela na Universidade de Coimbra/Portugal, mestre em Ciências da Linguagem, pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Possui graduação em Comunicação Social - hab. Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e em Marketing pela Universidade do Sul de Santa Catarina.

  • Ângela Cristina Trevisan Felippi, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

    Doutora em Comunicação pela PUCRS; Professora dos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e em Letras, da Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutora em Comunicação Social (PUCRS), pós-doutoramento em Comunicación y Información (UCU-Uruguai).

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Representação da identidade cultural florianopolitana a partir de notícias sobre as rendeiras de bilro. (2024). Rizoma, 13(2), 204-219. https://doi.org/10.17058/rzm.v13i2.19811