A Folha de S.Paulo e o(s) discurso(s) de/sobre os Jogos Paralímpicos

Autores

  • Clevisvaldo Lima UFPI

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v12i1.18141

Palavras-chave:

Paralimpíadas, Deficiência, Superação

Resumo

Este trabalho procurar analisar o(s) discurso(s) de e sobre os Jogos paralímpicos de verão a partir da cobertura deste pelo jornal Folha de S. Paulo, a fim de compreender os sentidos que se formulam e circulam no/por esse periódico acerca deste evento. A partir da análise dos recortes pudemos explicitar o modo como o discurso sobre os atletas paralímpicos e sobre as Paralimpíadas que circulam no/pelo jornal Folha de S. Paulo, significam os Jogos como um evento de superação da deficiência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clevisvaldo Lima, UFPI

    Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestre em Letras, área de concentração - Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Especialista em Libras pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Professor Adjunto I, Libras, da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portela. Membro do projeto de pesquisa Imagens da Cidade: Discurso e Produção de Conhecimento (LABEURB/UNICAMP/FAPESP). Membro efetivo do Núcleo de Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD). Membro dos grupos de pesquisa "O Cotidiano na História das Ideias Linguísticas" , "diADorim" e "e-Urbano: da constitutividade do espaço urbano pelo digital" da Universidade Estadual de Campinas. Membro do grupo de pesquisa EntreRios - Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Materialista e História das Ideias Linguísticas da Universidade Federal do Piauí - UFPI. 

Downloads

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Dossiê Discursos da/sobre a mídia: história, memória, ideologia

Como Citar

A Folha de S.Paulo e o(s) discurso(s) de/sobre os Jogos Paralímpicos. (2023). Rizoma, 12(1), 41-58. https://doi.org/10.17058/rzm.v12i1.18141