News Literacy: um antídoto contra a desinformação diante da pandemia da Covid-19

Autores

  • Beatriz Becker Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-6665-8911
  • Heitor Machado Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Igor Waltz Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Beatriz Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Andréia Lago Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v1i1.15144

Palavras-chave:

News literacy, Desinformação, Pandemia, Covid-19.

Resumo

A partir de uma reflexão sobre as maneiras como o fenômeno da pandemia da Covid-19 evidencia relações estabelecidas entre política, saúde e desinformação, de um mapeamento de ações que contemplam a news literacy nos cursos de Jornalismo de instituições públicas e privadas e de entrevistas com representantes de organizações da sociedade civil e do mercado profissional, sugerimos que a educação midiática é um antídoto importante para evitar a proliferação de informações falsas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Beatriz Becker, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Professora Titular do Departamento de Expressão e Linguagens da Escola de Comunicação da UFRJ, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ (PPGCOM-UFRJ), líder do Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação (MJAE) e bolsista de Produtividade do CNPq.
  • Heitor Machado, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ (PPGCOM-UFRJ), membro do Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação (MJAE) e bolsista FAPERJ nota 10.
  • Igor Waltz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ (PPGCOM-UFRJ), membro do Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação (MJAE) e Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Beatriz Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ (PPGCOM-UFRJ), membro do Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação (MJAE) e bolsista CAPES.
  • Andréia Lago, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ (PPGCOM-UFRJ), membro do Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação (MJAE) e bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2020-01-05

Edição

Seção

Fake News e Covid

Como Citar

News Literacy: um antídoto contra a desinformação diante da pandemia da Covid-19. (2020). Rizoma, 8(1), 185-204. https://doi.org/10.17058/rzm.v1i1.15144