Introdução ao dossiê: Outros passados. Ficção histórica no cinema argentino contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v7i1.13977

Palavras-chave:

cinema argentino, história e cinema, ficção histórica

Resumo

Entre os filmes ficcionais do nuevo cine argentino, não é comum encontrar revisões do passado. Porém, nos últimos anos, pouco mais de uma década depois da irrupção do nuevo cine, o cinema argentino de ficção voltou a dirigir sua atenção para o passado nacional. O objetivo deste dossiê é revisar a produção recente do país que se volta para o passado. Esta introdução pretende explanar o que aqui denominamos ficção histórica, discutir as relações entre cinema e história e traçar um breve percurso sobre o cinema de ficção histórica na Argentina e os regimes de historicidade vigentes em diferentes períodos dessa cinematografia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Natalia Christofoletti Barrenha, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
    Doutora em Multimeios (Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP). Realiza pesquisa de pós-doutorado no PPG Teoria e História Literária (Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP) com apoio da CAPES. Autora do livro "A experiência do cinema de Lucrecia Martel: Resíduos do tempo e sons à beira da piscina" (2014). Codiretora de "Imagofagia", revista da Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual (AsAECA). Também atua na produção e curadoria de mostras audiovisuais, como "Histórias extraordinárias: Cinema argentino contemporâneo".

Downloads

Publicado

2019-01-05

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Introdução ao dossiê: Outros passados. Ficção histórica no cinema argentino contemporâneo. (2019). Rizoma, 7(1), 09-34. https://doi.org/10.17058/rzm.v7i1.13977