Circulação discursiva: desafios metodológicos para compreender as interações entre jornais e leitores

Autores

  • Viviane Borelli Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlon Santa Maria Dias Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v6i2.12602

Palavras-chave:

circulação, metodologia, leitores, jornais

Resumo

Reflete-se sobre os desafios metodológicos enfrentados no desenvolvimento de pesquisa sobre os processos interacionais entre jornais do Rio Grande do Sul (Brasil) e seus leitores em ambientes digitais diante da emergência da circulação. Descreve-se o percurso e reflete-se sobre avanços e limitações desse tipo de pesquisa qualitativa. Compreende-se que o principal desafio é dar conta da produção discursiva que perpassa as complexas relações entre mídia e leitores dispersos nos ambientes digitais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Viviane Borelli, Universidade Federal de Santa Maria
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS. Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos.
  • Marlon Santa Maria Dias, Unisinos
    Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com bolsa CAPES/PROEX. Mestre em Comunicação e Bacharel em Comunicação Social- Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2018-07-07

Edição

Seção

Dossiê: MIDIATIZAÇÃO E CIRCULAÇÃO

Como Citar

Circulação discursiva: desafios metodológicos para compreender as interações entre jornais e leitores. (2018). Rizoma, 6(2), 95-109. https://doi.org/10.17058/rzm.v6i2.12602