Recursos interacionais e oferta de cuidados: observação de bebês durante acolhimento institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v9i.18367

Palavras-chave:

observação, abrigo, lactente, cuidadores

Resumo

Objetivos: Este artigo objetivou compreender formas de interações entre dois bebês e suas cuidadoras em uma instituição de acolhimento infantil provisório. Métodos: Utilizou-se uma abordagem qualitativa inspirada no método Bick de observação de bebês para a realização da coleta de dados. Após leitura dos materiais provenientes das observações e análises, três categorias foram criadas: recursos interativos do bebê; cuidadoras e suas capacidades para atender e cuidar do bebê; e o abrigo como contexto de promoção da interação cuidadora-bebê. Resultados: Observou-se que ambos os bebês estavam apresentando um desenvolvimento dentro do esperado para suas idades, o que sugere que o ambiente da instituição se apresentava de forma positiva, tanto nos objetos presentes nele utilizados como suportes aos cuidados, quanto às disponibilidades das cuidadoras com as crianças. O abrigo onde a pesquisa foi realizada mostrou que pode influenciar significativamente no processo de individualização e desenvolvimento emocional dos bebês. Conclusão: Pesquisas sobre o desenvolvimento infantil em instituições como o abrigo são importantes no fomento de políticas públicas voltadas à saúde e cuidados do lactente.

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Biografia do Autor

  • Sidney Fernando de Souza Brito, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém - PA/Brasil

    Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Pará. Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) na Universidade Federal do Pará (UFPA).

  • Janari da Silva Pedroso, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém - PA/Brasil

    Psicólogo. PhD em Psicologia. Professor associado IV da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Bolsista Produtividade CNPq – nível 2.

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Publicado

2025-01-31

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Como Citar

Recursos interacionais e oferta de cuidados: observação de bebês durante acolhimento institucional. (2025). Psi Unisc, 9. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v9i.18367