O Cemitério Da Santa Casa De Caridade De Bagé (RS): A Produção de Artefatos para aprimorar a Experiência do Visitante.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v27i1.20249

Palavras-chave:

Turismo Cemiterial; design science research; Turismo Cultural

Resumo

Este artigo pretende compreender a relação entre os conceitos de Experiência do Visitante, Dark Tourism, Turismo Cemiterial e Turismo Cultural, analisando o potencial para o desenvolvimento de um produto que aprimore a experiência no Cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé – RS. A visitação a cemitérios, motivada por lazer, contemplação ou interesse histórico, é uma prática consolidada em diversas partes do mundo, especialmente na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, embora esse segmento ainda seja relativamente recente, observa-se sua crescente exploração em determinados espaços e roteiros turísticos. Utilizando a metodologia Design Science Research, o estudo investiga teorias e práticas do Turismo Cemiterial e propõe uma solução para aprimorar a experiência dos visitantes. Assim, foi elaborado um material interpretativo que valorize o patrimônio cemiterial por meio da exploração das sepulturas ali presentes, promovendo a conscientização histórica do local.

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Biografia do Autor

  • Maysa Segalla, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestra em Patrimonio Cultural pelo programa de Pós - Graduação em Patrimonio Cultural – PPGPC / Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

  • Tiago Costa Martins, UNIPAMPA

    Doutor em Desenvolvimento Regional pelo programa de Pós - Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR / Universidade de Santa Cruz do Sul – UNIS

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Publicado

2025-09-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Cemitério Da Santa Casa De Caridade De Bagé (RS): A Produção de Artefatos para aprimorar a Experiência do Visitante. (2025). Ágora, 27(1), 199-221. https://doi.org/10.17058/agora.v27i1.20249