O Rio Purus como Estrada de Acesso ao Ensino Médio para Estudantes de Comunidades Tradicionais de Beruri - AM
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v27i1.20423Palavras-chave:
Município de Beruri; Comunidades tradicionais; Ensino Médio, Rio PurusResumo
Neste ensaio busca-se analisar o trajeto percorrido por estudantes, oriundos de comunidades tradicionais da Amazônia, pelo Rio Purus, em direção à Escola Estadual de Ensino Médio na cidade de Beruri. Para tanto, utilizou-se investigações de caráter observacional e entrevistas com estudantes que utilizam o transporte de barco no referido trajeto. O estudo foi desenvolvido em cinco comunidades ribeirinhas, nas quais não é oferecido acesso ao Ensino Médio, apenas o Ensino Fundamental. Na análise do tema ressalta-se a importância do rio Purus como “estrada” para acesso ao Ensino Médio. Verificou-se que alguns estudantes passam mais de sete horas no barco diariamente, realizando o trajeto de ida e retorno da escola, fato que pode interferir na qualidade de sua aprendizagem, considerando o desgaste físico e emocional, além dos riscos inerentes ao trajeto realizado no barco pelo Rio.
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