v. 49 n. 96 (2024): Práticas de leitura compartilhada de livros na infância e relações com o desenvolvimento linguístico e cognitivo

Publicado: 2024-09-30

v. 49, n. 96, 2024 - Práticas de leitura compartilhada de livros na infância e

  • Apresentação

    Aline E. Pereira, Márcia Mota, Laura M. Justice
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19920
  • Leitura compartilhada em contexto familiar: Modelos conceituais, evidências empíricas e a pandemia de COVID-19

    Gabriella Koltermann, Jerusa Fumagalli de Salles
    03-16
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19370
  • Impactos da Leitura Compartilhada no Desenvolvimento Linguístico na Educação Infantil - Revisão Sistemática

    Carmen Lucia da Silva, Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota, Carlos Eduardo Nórte
    17-33
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19320
  • A leitura compartilhada como instrumento de desenvolvimento da compreensão textual de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental

    Jan Edson Rodrigues Leite, Morgana Farias de Luna
    34-50
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19571
  • Percepção sobre a prática de leitura compartilhada: projeto pedagógico “Aprimorando a fluência leitora”

    Sheila Garbulha Tunuchi de Campos, Rosa Pinheiro
    51-62
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19381
  • A leitura compartilhada e a linguagem escrita no contexto escolar: um olhar a partir da Teoria Histórico-Cultural

    Geisiele Stefany Spares Costa, Ellen Marques dos Santos , Michelle De Freitas Bissoli
    63-74
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19402
  • Leitura compartilhada de crianças com transtorno do espectro autista: revisão sistemática no contexto brasileiro

    Rafael Rossi de Sousa, Silvia Brilhante Guimarães
    75-90
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19379
  • Os benefícios da leitura compartilhada de livros para o desenvolvimento linguístico-cognitivo de crianças com Transtorno do Espectro Autista

    Diele Martins Silveira , Aline Elisabete Pereira
    91-102
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19913
  • Diferenças teóricas e práticas entre a leitura compartilhada, leitura dialogada e contação de histórias

    Aline Elisabete Pereira
    103-110
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19911
  • Círculos de leitura como experiência pedagógica para a formação de leitores

    Cádia Mara Dorneles Carus, Noemi Boer, Adriana Claudia Martins
    111-121
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19355
  • Estratégias de leitura literária no processo de alfabetização: contribuições para a formação de leitores

    Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Keila Montes Pereira Rodrigues
    122-136
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19417
  • Contação de história: recontextualização da linguagem na alfabetização para aprendizagem discente

    Luciana Backes, Vera Lúcia Felicetti, Fabiane Aparecida Parcianello de Almeida
    137-151
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19387
  • Efeitos da escolaridade na capacidade de fazer inferência

    Katia de Matos Palinha, Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota
    152-162
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19569
  • Aprendizagem de vocabulário por meio da leitura de livros digitais: um estudo comparativo

    Gianndre Roberto Coelho de Souza Ferreira, Andréia Schmidt
    163-176
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19575
  • Relações entre as Habilidades de Consciência Fonológica, Fonêmica e Conhecimento de Letras, Associadas a um Programa de Instrução Fônica, Sobre o Desempenho em Leitura e Escrita

    Solange de Fátima Andreassa Di Agustini, Maria Regina Maluf
    177-194
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19178
  • Histórias em movimento: trabalhando Habilidades Sociais a partir de histórias e do yoga no Ensino Fundamental

    Rejane Ribeiro, Adriana Benevides Soares
    195-207
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19573
  • Contação de histórias: contribuições da leitura de textos literários para o letramento

    Mirian Hisae Yaegashi Zappone, Thais Fernanda de Sousa, Isabelly De Sousa
    208-221
    DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19896