Percepções docentes sobre a mediação pedagógica da leitura: desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v50i98.20231Palavras-chave:
Formação de professores, Leitura, Mediação pedagógicaResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar as percepções docentes sobre a mediação pedagógica da leitura em sala de aula. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que contemplou os procedimentos didáticos para o ensino da leitura em sala de aula, com enfoque voltado para a concepção de mediação pedagógica da leitura. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo, desenvolvida a partir de um questionário aplicado a professores de escolas de educação básica, com o propósito de analisar seus conhecimentos acerca dessa prática. Os resultados apontaram para a recorrência significativa de apontamentos relacionados à inadequação e/ou necessidade da formação docente que abarque a mediação da leitura de modo mais sistematizado e reflexivo, notadamente, de procedimentos que contemplem o trabalho com textos multissemióticos no contexto escolar.
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