PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DO VALE DO RIO PARDO: CLASSE, CULTURA E FORMAÇÃO NAS RELAÇÕES ENTRE OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE

Autores

  • Aline Mesquita Corrêa Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Jessica Fell UNISC
  • Moacir Fernando Viegas UNISC

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v4i3.4520

Palavras-chave:

Educação e Trabalho, Ergologia, Saberes dos Trabalhadores

Resumo

O artigo reflete resultados parciais da pesquisa Práticas Educativas dos Trabalhadores de Enfermagem de um Hospital do Vale do Rio Pardo: Classe, Cultura e Formação nas Relações entre Objetividade e Subjetividade, que integra as atividades do grupo de pesquisa Trabalho e Tempo Livre: Educação, Trabalho e Humanização do Mestrado em Educação da Unisc. O objetivo principal é descrever e analisar a produção de saberes que ocorre nas relações de produção e especificamente nas relações informais da prática social dos trabalhadores de enfermagem de uma unidade hospitalar. Sua relevância está associada ao significado de uma melhor compreensão das relações entre os saberes contidos nos protocolos institucionais e os que estão presentes na atividade realizada pelos trabalhadores. Buscamos apoio teórico no materialismo histórico e dialético, na psicologia do trabalho e na ergologia. A metodologia utilizada são questionários, entrevistas do tipo semiestruturada, histórias de vida e grupos de discussão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline Mesquita Corrêa, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Sou graduada em Pedagogia pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Atualmente sou Mestranda em Educação também pela Universidade de Santa Cruz do Sul

Downloads

Publicado

2014-11-20

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

Como Citar

PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DO VALE DO RIO PARDO: CLASSE, CULTURA E FORMAÇÃO NAS RELAÇÕES ENTRE OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE. (2014). Revista Jovens Pesquisadores, 4(3). https://doi.org/10.17058/rjp.v4i3.4520