A MUSICALIDADE E O MODO DE SER MBYÁ-GUARANI

Autores

Palavras-chave:

Identidade. Musicalidade Mbyá-Guarani. Modo de ser Mbyá-Guarani

Resumo

O presente artigo busca compreender a identidade, ou seja, o modo de ser Mbyá-Guarani por intermédio da sua musicalidade, valendo-se de uma revisão bibliográfica de produções acadêmicas tanto da História, quanto da Antropologia. Com base nos diálogos estabelecidos entre as duas áreas, constatou-se a centralidade que a musicalidade Mbyá-Guarani possui na constituição desse modo de ser, como um princípio vital de manutenção da vida terrena, relacionada sobretudo com a espiritualidade, reavivamento e ressignificação de algumas práticas tradicionais. Além disso, no decorrer da pesquisa foi possível analisar, em parte, como a historiografia vem abordando a musicalidade indígena. Essas discussões são abordadas no decorrer do artigo, de forma a demonstrar as especificidades da musicalidade Mbyá-Guarani, que permeiam todo um modo de vida.

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Biografia do Autor

  • José Antonio Moraes do Nascimento, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e dos Cursos de História e Geografia da Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. E-mail: josenasc@unisc.br
  • Jaqueline Cezar Tavares Freire, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Graduada em História

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Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

Como Citar

A MUSICALIDADE E O MODO DE SER MBYÁ-GUARANI. (2021). Revista Jovens Pesquisadores, 11(2), 65-79. https://seer.unisc.br/index.php/jovenspesquisadores/article/view/16244