Análise cinemática da estratégia de corrida de crianças em idade escolar na prova de 50 metros

Authors

  • Matias Noll Professor do Instituto Federal Goiano.
  • Cláudia Tarragô Candotti UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v15i2.4835

Keywords:

Corrida, Cinemática, Escolares.

Abstract

Objetivo: avaliar a cinemática da corrida durante a prova de 50 metros de 28 escolares do ensino fundamental. Método: para a avaliação cinemática foram realizadas filmagens no plano sagital, durante a corrida ao longo de todo percurso da prova de 50 metros. Foi mensurado o tempo total do percurso e a cada 5 metros, o comprimento da passada e foram calculadas a frequência de passos e a velocidade. Resultados e considerações finais: não houve diferença na quantidade de passos (p=0,417) e no comprimento da passada (p=0,868) durante os 50 metros entre os sexos. Entretanto, para as variáveis tempo e frequência de passos, verificou-se diferença entre os sexos (p=0,001), sendo que os meninos realizaram a prova em menor tempo e maior frequência de passos que as meninas.

Author Biographies

  • Matias Noll, Professor do Instituto Federal Goiano.
    Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Instituto Federal Goiano.
  • Cláudia Tarragô Candotti, UFRGS
    Doutora em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

Published

2014-12-30

Issue

Section

ARTIGO ORIGINAL