Mercado de orgânicos: um experimento de neuromarketing e EyeTracking

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i50.14490

Palavras-chave:

Alimentos orgânicos, neuromarketing, autoestima, congruência, intenção de compra, laddering, eye-tracking.

Resumo

O objetivo do trabalho foi compreender a relação entre autoestima, congruência dos orgânicos e a intenção de compra dos consumidores desse tipo de alimento. Para isso, foi realizado um estudo com duas etapas, a primeira utilizando a técnica laddering com 30 entrevistados a fim de destacar os atributos mais importantes para os consumidores; em sua segunda etapa foi utilizado o equipamento EyeTracker com 20 participantes, com objetivo de identificar o destino de maior interesse dos mesmos, analisado por meio de uma elevada frequência de fixação naquela área. Os resultados da primeira etapa evidenciaram cinco atributos mais importantes, entre eles estão: saboroso, natural, sem agrotóxico, nutritivo e ecologicamente correto. Já na segunda etapa observou-se que a maioria dos participantes apresentaram alta autoestima, com maior apelo atencional em atributos congruentes, assim como também um maior engajamento na intenção de compra.

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Biografia do Autor

  • Felix Hugo Aguero, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
    PROFESSOR NA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Marcella Iaia Perez, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
    BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
  • Ana Paula Martins, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
    BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
  • Luciano Augusto Toledo, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
    PROFESSOR NA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Raquel Villegas, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
    BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

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Publicado

2020-12-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mercado de orgânicos: um experimento de neuromarketing e EyeTracking. (2020). Estudos Do CEPE, 50, 96-107. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i50.14490