Mercado de orgânicos: um experimento de neuromarketing e EyeTracking

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i50.14490

Keywords:

Alimentos orgânicos, neuromarketing, autoestima, congruência, intenção de compra, laddering, eye-tracking.

Abstract

O objetivo do trabalho foi compreender a relação entre autoestima, congruência dos orgânicos e a intenção de compra dos consumidores desse tipo de alimento. Para isso, foi realizado um estudo com duas etapas, a primeira utilizando a técnica laddering com 30 entrevistados a fim de destacar os atributos mais importantes para os consumidores; em sua segunda etapa foi utilizado o equipamento EyeTracker com 20 participantes, com objetivo de identificar o destino de maior interesse dos mesmos, analisado por meio de uma elevada frequência de fixação naquela área. Os resultados da primeira etapa evidenciaram cinco atributos mais importantes, entre eles estão: saboroso, natural, sem agrotóxico, nutritivo e ecologicamente correto. Já na segunda etapa observou-se que a maioria dos participantes apresentaram alta autoestima, com maior apelo atencional em atributos congruentes, assim como também um maior engajamento na intenção de compra.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Felix Hugo Aguero, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
    PROFESSOR NA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Marcella Iaia Perez, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
    BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
  • Ana Paula Martins, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
    BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
  • Luciano Augusto Toledo, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
    PROFESSOR NA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Raquel Villegas, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
    BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

Published

2020-12-03

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Mercado de orgânicos: um experimento de neuromarketing e EyeTracking. (2020). Estudos Do CEPE, 50, 96-107. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i50.14490