O Processo De Inovação Na Educação: Um Estudo Em Uma Organização Educacional

Autores

  • Marcelo de Moraes Cordeiro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Danielle Pozzo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i42.5567

Palavras-chave:

Inovação – Educação – Processo de Inovação.

Resumo

Este artigo objetiva analisar o processo de inovação no campo da educação, a partir de um caso brasileiro. A pesquisa, qualitativa, foi realizada na Rede Marista de Colégios, reconhecida pelas diversas inovações já desenvolvidas. A coleta consistiu em entrevistas semiestruturadas e dados secundários. Os dados, analisados por categorização a priori, revelaram um processo de inovação ainda desestruturado. Embora invista no desenvolvimento de um processo formal de inovação, a organização enfrenta dificuldades quanto à quebra dos paradigmas de ensino tradicional, evidenciando o impacto de path dependence. Foi identificado que fatores externos impactam neste processo de inovação, como incentivadores ou limitadores.

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Biografia do Autor

  • Marcelo de Moraes Cordeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Doutorando em Administração (PUCRS), Mestre em Administração (UFRGS), Graduado em Relações Públicas (UFSM).
  • Danielle Pozzo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Doutorando em Administração (PUCRS), Mestre em Administração (PUCRS), Graduado Administração (FAPA)

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Publicado

2015-11-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Processo De Inovação Na Educação: Um Estudo Em Uma Organização Educacional. (2015). Estudos Do CEPE, 42, 131-149. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i42.5567