Mercado de orgânicos: um experimento de neuromarketing e EyeTracking
DOI:
https://doi.org/10.17058/cepe.v0i50.14490Palavras-chave:
Alimentos orgânicos, neuromarketing, autoestima, congruência, intenção de compra, laddering, eye-tracking.Resumo
O objetivo do trabalho foi compreender a relação entre autoestima, congruência dos orgânicos e a intenção de compra dos consumidores desse tipo de alimento. Para isso, foi realizado um estudo com duas etapas, a primeira utilizando a técnica laddering com 30 entrevistados a fim de destacar os atributos mais importantes para os consumidores; em sua segunda etapa foi utilizado o equipamento EyeTracker com 20 participantes, com objetivo de identificar o destino de maior interesse dos mesmos, analisado por meio de uma elevada frequência de fixação naquela área. Os resultados da primeira etapa evidenciaram cinco atributos mais importantes, entre eles estão: saboroso, natural, sem agrotóxico, nutritivo e ecologicamente correto. Já na segunda etapa observou-se que a maioria dos participantes apresentaram alta autoestima, com maior apelo atencional em atributos congruentes, assim como também um maior engajamento na intenção de compra.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2020-12-03
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Como Citar
Mercado de orgânicos: um experimento de neuromarketing e EyeTracking. (2020). Estudos Do CEPE, 50, 96-107. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i50.14490