QUIZ RACIOCÍNIO LÓGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Matheus Mello da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Marcia Adriana de Oliveira Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Hélio Afonso Etges Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v12i1.17444

Resumo

O presente artigo busca analisar a importância da Matemática, do seu ensino e a aplicação de forma lúdica do raciocínio lógico. Para fazer essa averiguação foi ofertada uma oficina a partir do Projeto “Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes”, ligado à Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade de Santa Cruz do Sul. Nele, o curso de Matemática Licenciatura Plena executa uma atividade denominada de Quiz Raciocínio Lógico, que é implementado na Educação Básica de Santa Cruz do Sul/RS e região. Com a realização da oficina detectou-se a importância da utilização do raciocínio lógico para o desenvolvimento da compreensão de conceitos matemáticos e o papel do lúdico como metodologia inovadora e eficaz para a quebra da rotina nas aulas consideradas tradicionais. Ela ocorre de forma presencial, porém, com a pandemia da COVID-19, o projeto foi adequado para continuar com suas atividades, migrando para a plataforma do Google Meet. Com a flexibilização dos protocolos sanitários, no ano de 2021, alguns encontros ocorreram de forma presencial. Como resultado, constatou-se que o emprego do raciocínio lógico proporcionou o estímulo da curiosidade para resolver problemas em diversos contextos dos discentes. Também o professor teve como papel fundamental instigar o uso da lógica matemática para que o aluno pudesse compreender melhor os conceitos matemáticos e, assim, estimular o seu raciocínio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2022-06-13

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS

Como Citar

QUIZ RACIOCÍNIO LÓGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA. (2022). Revista Jovens Pesquisadores, 12(1). https://doi.org/10.17058/rjp.v12i1.17444