SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIAS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v10i2.14894

Keywords:

Educação do Campo. Pedagogia da Alternância. Sistematização de Experiências. Instrumentos Pedagógicos. EFASC.

Abstract

Este artigo apresenta um recorte do projeto de pesquisa “(Des)colonialidade do ser/poder/saber na Pedagogia da Alternância: sistematização de uma experiência” e tem como objetivo principal compreender a importância do Estágio de Vivências como instrumento pedagógico para que a “do-discência” ocorra na alternância entre tempo-escola e tempo-propriedade familiar. Para tanto, foi realizada uma análise do estágio de vivência através do acompanhamento dos seminários de preparação e de socialização das vivências, além de entrevista semiestruturada com uma estudante, um monitor e coordenadora pedagógica da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC). A observação participante também fez parte do percurso metodológico. Como orientação teórico-prática, tomamos os princípios da educação popular e da educação do campo. A partir da análise desse instrumento pedagógico foi possível compreender melhor o processo educativo em alternância dessa escola e a importância desse instrumento para a construção de novos conhecimentos. A autonomia e o diálogo são importantes nesse processo, de modo que se destaca a troca de saberes e de diferentes técnicas utilizadas pelas famílias no trabalho do campo. Outra questão observada foi a diferença nos relatos e reflexões da experiência do estágio de vivências entre estudantes mulheres e estudantes homens, tanto nas tarefas realizadas na propriedade familiar quanto nas formas de socialização com as famílias, ou seja, identificou-se uma dinâmica entre as relações de gênero e seu caráter de reprodução social que tornam a do-discência ainda mais complexa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Juliano Soares Ávila, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
    Acadêmico do Curso de Medicina na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Bolsista PROBIC/FAPERGS. Integrante do GP: Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Decoloniais-CNPq.
  • Bruna Caroline Borges, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
    Acadêmica do Curso de História-Licenciatura na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Bolsista PUIC/UNISC. Integrante do GP: Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Decoloniais-CNPq.
  • Cheron Zanini Moretti, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul
    Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNISC.

Published

2020-12-15

How to Cite

SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIAS COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL. (2020). Revista Jovens Pesquisadores, 10(2), 73-88. https://doi.org/10.17058/rjp.v10i2.14894