Caracterização socioeconômica de idosos residentes do meio rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v9i1.13332

Palavras-chave:

Envelhecimento humano, Velhice Rural, Renda.

Resumo

O Envelhecimento da população brasileira apresenta desafios em termos de políticas e ações que deem suporte para essa nova demanda populacional. Sendo assim, conhecer as diferentes velhices do país é parte fundamental deste processo. Neste recorte do projeto de pesquisa intitulado “Estudo Socioeconômico e Demográfico da População Idosa no Meio Rural do Município de Santa Cruz do Sul”, serão apresentados dados quantitativos obtidos através de um questionário socioeconômico e demográfico realizado com 236 idosos de 7 distritos rurais do município, com o objetivo de desvelar as características econômicas presentes neste contexto. A análise dos dados evidencia que a maior parte dos idosos tem na aposentadoria a sua principal fonte de renda e que apesar da seguridade financeira que a mesma oferece, relatam a falta de dinheiro para suprir necessidades básicas, como alimentação e saúde, optando então por continuar trabalhando ou mantendo cultivos para sua subsistência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diorginis Luis Fontoura da Rosa, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Acadêmico do curso de Psicologia na Universidade de Santa Cruz do Sul.
  • Silvia Virginia Coutinho Areosa, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Dra. em Serviço Social, Professora do Departamento de Psicologia, do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia na Universidade de Santa Cruz do Sul.

Downloads

Publicado

2019-06-27

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

Como Citar

Caracterização socioeconômica de idosos residentes do meio rural. (2019). Revista Jovens Pesquisadores, 9(1), 62-72. https://doi.org/10.17058/rjp.v9i1.13332