Exílio: aproximações entre uma educação popular e clandestina

Authors

  • Ângela Cristine Schulz Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Lucas Romeira de Oliveira Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Éder da Silva Silveira Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Cheron Zanini Moretti Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v6i2.7304

Keywords:

Exílio. Educação Popular. Educação Clandestina. Paulo Freire.

Abstract

O presente artigo resulta do trabalho cooperativo entre os projetos Educação Clandestina e Traição: uma história da educação dos comunistas no Brasil da Guerra Fria e Educação Popular e Pesquisa Ação-Participante: respostas descoloniais no contexto de transmodernidade na América Latina, durante o ano de 2015. Tratamos aqui, das reflexões resultantes da análise das obras escritas pelo educador brasileiro Paulo Freire, durante o tempo em que permaneceu em exílio, no Chile. Sob o prisma desta experiência, expressa em Educação como prática da Liberdade e Pedagogia do Oprimido, buscamos compreender como ocorreu a aproximação de educação popular e clandestina vivenciada no movimento de alfabetização que ficou conhecido como os Círculos de Cultura, planejados e executados por Freire e outros educadores, em várias regiões do Brasil, entre meados dos anos de 1950 e início da década de 1960.

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Author Biographies

  • Ângela Cristine Schulz, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Acadêmico do Curso de Pedagogia Departamento de Educação
  • Lucas Romeira de Oliveira, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Acadêmico do Curso de História Departamento de História e Geografia
  • Éder da Silva Silveira, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Departamento de História e Geografia - História
  • Cheron Zanini Moretti, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Departamento de Educação - Educação

Published

2016-10-31

Issue

Section

CIÊNCIAS HUMANAS

How to Cite

Exílio: aproximações entre uma educação popular e clandestina. (2016). Revista Jovens Pesquisadores, 6(2). https://doi.org/10.17058/rjp.v6i2.7304