AS CONDIÇÕES DE SAÚDE DE IDOSOS RESIDENTES DO MEIO RURAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v10i2.15010

Keywords:

Envelhecimento humano. Velhice Rural. Saúde

Abstract

A transição demográfica e epidemiológica que atingiu o Brasil trouxe consigo o aumento da expectativa de vida e, consequentemente, do número de idosos na população. Neste sentido, o presente artigo objetivou verificar quais as condições de saúde de idosos residentes na zona rural do Município de Santa Cruz do Sul. Para isto, utilizou-se uma pesquisa transversal descritiva com abordagem quantitativa, e os resultados apresentados foram obtidos a partir de um questionário socioeconômico e demográfico. Foram selecionados resultados acerca de problemas de saúde, doenças crônicas e a autopercepção da saúde. Ao todo participaram da pesquisa 236 pessoas idosas, entre 60 e 96 anos de idade. Acerca da autopercepção de saúde, 50,2% dos entrevistados afirmam possuir boas condições de saúde, demonstrando um bom índice de capacidade funcional, já que 51,2% relatam não ter dificuldades na realização de tarefas da vida diária ou de trabalho. Apesar destes indicadores parecerem positivos, todos pesquisados alegam sofrer de algum tipo de doença crônico-degenerativa, como diabetes, hipertensão e problemas de coluna.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Diorginis Luis Fontoura da Rosa, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Acadêmico do curso de Psicologia na Universidade de Santa Cruz do Sul.
  • Silvia Virginia Coutinho Areosa, Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC
    Dra. em Serviço Social, Professora do Departamento de Psicologia, do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia na Universidade de Santa Cruz do Sul.

Published

2020-12-15

How to Cite

AS CONDIÇÕES DE SAÚDE DE IDOSOS RESIDENTES DO MEIO RURAL. (2020). Revista Jovens Pesquisadores, 10(2), 62-72. https://doi.org/10.17058/rjp.v10i2.15010