EDUCAÇÃO E LINGUAGENS: A ESCRITA E OS PROFESSORES - OUTROS DADOS E REFLEXÕES

Autores

  • Bianca Bastos da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Cintia Inês Assmann
  • Isabela Xavier
  • Felipe Gustsack

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v4i2.4524

Palavras-chave:

linguagem, educação, experiência, TIC, aprendizagem

Resumo

Apresentamos, com este artigo, reflexões que decorrem do Projeto de Pesquisa "Educação e Linguagens: a escrita e os professores - outros dados e reflexões", em relação às experiências de escrita de acadêmicos na Pedagogia e pesquisadores no Mestrado em Educação UNISC. Consideramos as emergências dessas práticas de escrita, juntamente com as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, que têm contribuído para mudanças no processo de aprendizagem. Tomamos por base a concepção de linguagem, segundo Maturana e Echeverría, como a ação da qual participamos no processo contínuo do devir, no qual modelamos nossa identidade e o mundo em que vivemos. Das reflexões que emergiram, constatamos que as experiências de escrita têm sido pouco potencializadas na graduação, com maior valorização no mestrado, mas, em ambos os níveis, a leitura é mais destacada por professores e alunos como aquela que leva à aprendizagem, ficando a escrita direcionada a cumprir exigências acadêmicas. Pensamos que a educação se fortalece na medida em que pode estabelecer-se através de diferentes linguagens e meios de comunicação, mas, considerando o modo como a escrita e as TIC vêm sendo trabalhadas nesse contexto, observamos que podem não estar contribuindo para as características formadoras da linguagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bianca Bastos da Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
    Estudante de Graduação, na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Acadêmica do Curso de Pedagogia - Licenciatura. Bolsista de Iniciação Científica, no Departamento Mestrado em Educação.

Downloads

Publicado

2014-09-03

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

Como Citar

EDUCAÇÃO E LINGUAGENS: A ESCRITA E OS PROFESSORES - OUTROS DADOS E REFLEXÕES. (2014). Revista Jovens Pesquisadores, 4(2). https://doi.org/10.17058/rjp.v4i2.4524