OS IMPACTOS DO TREINO COGNITIVO PARA PESSOAS COM MAIS IDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v15i1.20293

Palavras-chave:

Idosos, Envelhecimento, Treino Cognitivo, Autonomia, Unatis

Resumo

O envelhecimento populacional exige estratégias para a promoção da saúde e a prevenção de declínios cognitivos. O treino cognitivo é uma dessas estratégias, composto por atividades que preservam as funções mentais e minimizam os impactos do envelhecimento. Além da melhora cognitiva, seus benefícios se estendem à saúde mental e ao bem-estar. Este estudo avaliou os efeitos do treino cognitivo em pessoas idosas saudáveis, a partir do curso Memória Ativa, realizado na Universidade do Adulto Maior (UNIAMA). O programa foi desenvolvido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Envelhecimento e Cidadania (GEPEC) da UNISC e aplicado entre agosto e novembro de 2023. A metodologia envolveu a adaptação de um protocolo de treinamento de lápis e papel para um formato digital com suporte audiovisual. Foram realizadas 10 sessões abordando atenção, memória, funções executivas e linguagem. Dos 17 participantes, 3 foram excluídos da análise por não comparecerem a todas as avaliações. Os efeitos do treino foram avaliados por meio de escalas como o Mini Exame do Estado Mental, a Escala de Autoestima de Rosenberg e a Escala de Depressão Geriátrica. Os resultados indicaram melhora na autoestima, autoeficácia e desempenho cognitivo, além da redução de sintomas depressivos e ansiosos. O ambiente social da UNIAMA também contribuiu para a motivação dos participantes. Conclui-se que o treino cognitivo, aliado a espaços de socialização, pode promover um envelhecimento mais saudável e ativo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ADAMO, C. E. et al.. University of the Third Age: the impact of continuing education on the quality of life of the elderly. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 20, n. 4, p. 545–555, jul. 2017. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rbgg/a/Qps5XYYDdTnNg8KPCXVGRSz/?lang=pt> Acesso em: 12 mar. 2025.

BATRAUKAS, T. et al. O papel do treino cognitivo no envelhecimento ativo. Revista de Neuropsicologia Aplicada, v. 15, n. 2, p. 120-135, 2022.

BERTOLUCCI P. H. F., et al. O Mini-Exame do Estado Mental em uma população geral: impacto da escolaridade. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, n. 52, p. 1-7, 1994.

BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 out. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico. 2022: resultados preliminares. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo Demográfico. 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br. Acesso em: 10 mar. 2025.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo Demográfico. 1980. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=772>. Acesso em: 11 mar. 2025.

BROADBENT, D.; et al. Cognitive Failures Questionnaire (CFQ). Journal of General Psychology, v. 109, n. 1, p. 87-99, 1982.

CASEMIRO, F. G. et al.. Impact of cognitive stimulation on depression, anxiety, cognition and functional capacity among adults and elderly participants of an open university for senior citizens. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 19, n. 4, p. 683–694, jul. 2016. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rbgg/a/PWYpSjYsFwPR5zq8xtDMYxq/?lang=pt> Acesso em: 13 mar. 2025

CRUZ, M.; PEREIRA, A.; RAIMUNDO, L. Treino cognitivo para idosos sem déficit cognitivo: uma intervenção da terapia ocupacional durante a pandemia da COVID- 19. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 2022. Disponível em: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/3030.

DEATON, A. The Great Escape: Health, Wealth, and the Origins of Inequality. [s.l.] Princeton University Press, 2013.

GOLINO, M. T. S.; FLORES-MENDOZA, C. E.. Development of a cognitive training program for the elderly. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 19, n. 5, p. 769–785, set. 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbgg/a/Jx45zCgYMytR68D4zfJZC4R/?lang=pt> Acesso em: 12 mar. 2025

GOMES, E. C. C. et al., Treino de estimulação de memória e a funcionalidade do idoso sem comprometimento cognitivo: uma revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 6, p. 2193–2202, jun. 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csc/a/bZsMWdLRfFxbwQbnvpbc88z/?lang=pt > Acesso em: 15 mar. 2025

HUGHES, M. L.; et al. Cognitive aging and interventions. Journal of Aging Studies, v. 25, n. 3, p. 147-154, 2018. Disponível em: <https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC6170692/> Acesso em: 12 mar. 2025

IRIGARAY, T. Q.; GOMES FILHO, I.; SCHNEIDER, R. H.. Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 25, n. 1, p. 188–202, 2012. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/prc/a/yYZ7Lpywz8sTxfycHW3Cfnd/> Acesso em: 13 mar. 2025.

ISMAIL, Z. et al. “The Impact of Population Ageing: A Review.” Iranian journal of public health v. 50, n. 12, p. 2451-2460. 2021. Disponível em:

KÜCHEMANN, B. A.. Envelhecimento populacional, cuidado e cidadania: velhos dilemas e novos desafios. Sociedade e Estado, v. 27, n. 1, p. 165–180, jan. 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/se/a/wvhWcGgZ6NTbXLpbmkf3ThC/?lang=pt> Acesso em: 17 mar. 2025.

MREJEN, M.; NUNE, L.; GIACOMIN, K. Envelhecimento populacional e saúde dos idosos: O Brasil está preparado?.

Estudo Institucional n. 10. São Paulo: Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, 2023. Disponível em: <https://ieps.org.br/wp-content/uploads/2023/01/Estudo_Institucional_IEPS_10.pdf> Acesso em: 13 mar. 2025

OHLWEILER, Z. N. C.; FROEMMING, M. B. . Terceira Idade na UNISC:Movimento que gera saúde. In: Silvia Virginia Coutinho Areosa. (Org.). Terceira Idade na UNISC: Novos desafios de uma populacao que envelhece. 1ed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010, p. 14-27.

OLIVEIRA, D.C.; SIMONEAU, A. S. Os programas universitários para pessoas idosas (UnATIs): um estudo de representação social. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro , v. 12, n. 2, p. 446-461, ago. 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812012000200008&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 12 mar. 2025.

PACHANA, N. A.; et al. The Geriatric Anxiety Inventory: validation in older adults. International Psychogeriatrics, v. 19, n. 1, p. 103-114, 2007.

PAPALIA, E.; FELDMAN, R.; MARTORELL, G. Desenvolvimento humano. 14. ed. Porto Alegre: AMGH, 2022.

PELEGRINI, F. et al. Treino cognitivo em idosos participantes de uma oficina gerontológica: melhorias no tempo de reação. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 255–272, 2022. DOI: 10.22456/2316-2171.95303. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/95303.0 > Acesso em: 15 mar. 2025.

REBOK, G. et al. Ten-Year Effects of the ACTIVE Cognitive Training Trial on Cognition and Everyday Functioning in Older Adults. Journal of Aging Research, v. 22, n. 3, p. 567-589, 2014. Disponível em: <https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC4055506/> Acesso em: 12 mar. 2025

ROSENBERG, M. Society and the adolescent self-image Princeton: Princeton University Pres. 1965.

SANDERS, J. L. et al. Heritability of and Mortality Prediction With a Longevity Phenotype: The Healthy Aging Index. J Gerontol A Biol Sci Med Sci v. 69, n. 4, p. 479-485, 2014. Disponível em: <https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC3968826/pdf/glt117.pdf> Acesso em: 08 mar. 2025

SHAH, T. et al. Cognitive training for older adults: effectiveness and outcomes. Neuropsychology Review, v. 27, n. 4, p. 345-362, 2017.

SOUZA. F. et al., Treino Cognitivo para grupos de idosos: uma revisão sistemática. Psicologia, Saúde & Doenças, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15309/19psd200218> Acesso em: 11 mar. 2025

SOUZA, I., SOUZA M. A. Validação da Escala de Autoeficácia Geral Percebida. Revista Universidade Rural, v.26, n. 1, p. 12-17, 2004.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global report on aging and health. Genebra: WHO, 2015.

YESAVAJE J.A., et al. Development and validation of a geriatric depression screening scale: a preliminary report. J Psychiat Res; v.17, p. 37-49, 1983.

Downloads

Publicado

2025-07-18

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

Como Citar

OS IMPACTOS DO TREINO COGNITIVO PARA PESSOAS COM MAIS IDADE. (2025). Revista Jovens Pesquisadores, 15(1), 63-75. https://doi.org/10.17058/rjp.v15i1.20293