O PAPEL EDUCACIONAL E A COMPLEXIDADE DO TRABALHO REALIZADO PELAS MULHERES NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL

Autores

  • Bruna Caroline Borges Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC
  • Cheron Zanini Moretti Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-6297-3129

Palavras-chave:

Pedagogia da alternância. Mulheres camponesas. Saberes populares. EFASC.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte do projeto de pesquisa “(Des)colonialidade do ser/poder/saber na Pedagogia da Alternância: sistematização de uma experiência” e tem como objetivo compreender a complexidade do trabalho realizado pelas mulheres dentro das propriedades rurais e o papel educacional desempenhado por elas na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que coloca em relevo a participação das mulheres na Pedagogia da Alternância. Para tanto, foram analisadas entrevistas realizadas com mulheres que possuem vínculo com a EFASC, em um contexto de tese de doutorado relacionada ao projeto. Como orientação teórico-epistemológica, tomamos o princípio da educação popular e da educação do campo como fundamentos, compreendendo melhor o processo pedagógico da escola e a importância do conhecimento e do trabalho desempenhado pelas agricultoras para garantir que a alternância aconteça. As análises possibilitaram compreender que os conhecimentos das mulheres não se limitam ao trabalho doméstico e dos cuidados, elas também desempenham um papel educacional com a construção e transmissão de conhecimentos a partir de saberes populares e para a manutenção da sobrevivência da família e da comunidade. Outra questão observada, refere-se à transitividade da consciência na relação entre educação e o trabalho no processo da pedagogia da alternância. Além disso, compreendemos que durante a troca e construção de saberes dentro das propriedades rurais, os conhecimentos transmitidos para os jovens e para as jovens são diferenciados, conservando ou desconstruindo papéis sociais esperados para o conjunto de educandos/as na pedagogia dominante.

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Biografia do Autor

  • Bruna Caroline Borges, Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC
    Acadêmica de História Licenciatura. Bolsista de Iniciação Científica, PIBIC-CNPq.
  • Cheron Zanini Moretti, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul
    Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNISC.

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Publicado

2021-12-09

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

Como Citar

O PAPEL EDUCACIONAL E A COMPLEXIDADE DO TRABALHO REALIZADO PELAS MULHERES NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL. (2021). Revista Jovens Pesquisadores, 11(1), 87-100. https://seer.unisc.br/index.php/jovenspesquisadores/article/view/16916