Estudo dos fatores motivacionais e orientação de vida de universitários

Authors

  • Luciane Arantes da Costa Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR, Brasil.
  • José Roberto Andrade do Nascimento Junior Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR, Brasil.
  • Alexandre Igor Araripe Medeiros Universidade de Fortaleza, Departamento de Educação Física - Ceará- Brasil
  • Lenamar Fiorese Vieira Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v16i2.6379

Keywords:

Motivação, Orientação de vida, Universitários.

Abstract

Objetivo: investigar o nível de motivação acadêmica e o tipo de orientação de vida de universitários. Método: fizeram parte do estudo 119 acadêmicos do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior do estado do Paraná, sendo 77 (64,7%) do curso integral e 42 (35,3%) do curso noturno. Como instrumentos foram utilizados a Escala de Motivação Acadêmica e o Teste de Orientação de Vida. Para análise dos dados foram utilizados os testes Kolmogorov-Smirnov, alfa de Cronbach e Mann-Whitney (p<0,05). Resultados: os acadêmicos apresentaram moderado nível de motivação nas regulações: introjetada, identificada, integrada e intrínseca; os acadêmicos do período integral apresentaram maior regulação externa para os aspectos sociais em detrimento aos acadêmicos do período noturno (p=0,000); os acadêmicos que optaram pelo bacharelado são mais regulados externamente (social) em detrimento aos estudantes de licenciatura (p=0,000); os universitários, do último ano, estavam mais desmotivados (p=0,008) em relação aos estudantes que recém ingressaram no ensino superior; os alunos do primeiro ano estavam mais motivados intrinsecamente (p=0,038) e menos pessimistas (p=0,048); os acadêmicos otimistas apresentaram maior identificação (regulação identificada) com a vida acadêmica em detrimento aos pessimistas. Considerações finais: a motivação extrínseca para os aspectos sociais prevaleceu nos acadêmicos que realizam o curso de bacharelado e no início do curso os acadêmicos são mais motivados intrinsecamente; os universitários otimistas se apresentaram mais identificados (regulação identificada) com a vida acadêmica.

Author Biographies

  • Luciane Arantes da Costa, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR, Brasil.
    Profª Drª da Universidade Estadual de Maringá-Pr Departamento de Educação Física Grupo Pró-Esporte
  • José Roberto Andrade do Nascimento Junior, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR, Brasil.
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física Associado UEM/UEL. Maringá-PR, Brasil.
  • Alexandre Igor Araripe Medeiros, Universidade de Fortaleza, Departamento de Educação Física - Ceará- Brasil
    Professor da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) Doutor em Ciências do Desporto Mestre em Treino de Alto Rendimento Desportivo Especialista em Treinamento Desportivo Graduado em Educação Física
  • Lenamar Fiorese Vieira, Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR, Brasil.
    Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, Maringá-PR, Brasil

Published

2015-09-17

Issue

Section

ARTIGO ORIGINAL