Dança: resgate e vivências na Educação Física escolar

Authors

  • Livia Martinez Veras Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ana Cristina Tillmann Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Nycolle Martins Reis Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Adriana Coutinho de Azevedo Guimaraes Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v16i1.6091

Keywords:

Escola, Atividade Motora, Criança

Abstract

Objetivo: analisar artigos referentes à dança no todo da Educação Física Escolar. Método: foram selecionados por meio de busca eletrônica, artigos publicados nos últimos 10 anos em revistas indexadas com qualis e/ou fator de impacto. Resultados: sete estudos atenderam aos critérios de inclusão, sendo quatro publicados na língua inglesa e os outros três na língua portuguesa. Destes, três tratavam da dança de salão na escola, um da dança de rua e os outros três do uso do videogame de dança na Educação Física escolar. Considerações finais: há uma lacuna na literatura, pois apenas três modalidades de dança foram associadas à Educação Física, sendo que outras podem ser exploradas neste contexto. A dança, assim como outras atividades utilizadas na Educação Física escolar, pode proporcionar benefícios ao estado biopsicossocial do aluno, desde as séries iniciais, necessitando ser mais explorada no ambiente escolar.

Author Biographies

  • Livia Martinez Veras, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID
  • Ana Cristina Tillmann, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID
  • Nycolle Martins Reis, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID
  • Adriana Coutinho de Azevedo Guimaraes, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID

Published

2015-07-09

Issue

Section

ARTIGO DE REVISÃO