Análise da evolução do mercado de franquias no Brasil entre 2003 e 2017
DOI:
https://doi.org/10.17058/cepe.v0i0.12149Palavras-chave:
franquias, mercado, empreendedorismoResumo
O presente artigo O presente artigo tem por objetivo principal fazer uma análise do crescimento do mercado de franquias no Brasil, entre 2003 e 2017, bem como apontar quais os segmentos desse setor que mais crescem no último ano. Para atingir o objetivo proposto, analisa-se os seguintes indicadores: faturamento anual, número de redes franqueadoras e de unidades franqueadas, e número de empregos diretos. Também se avalia o faturamento trimestral por segmentos desse setor no ano de 2017. O estudo concluiu que o mercado de franquias manteve crescimento contínuo ao longo do período analisado, no tocante ao faturamento, ao número de unidades e de empregos diretos, apesar de exibirem taxas decrescentes nos últimos dois anos. Contudo, o número de rede franqueadores apresentou queda, sobretudo, nos três últimos anos, em função da retração da atividade econômica no país. Por fim, observou-se que os segmentos que mais cresceram, em 2017, em ordem de grandeza, foram Moda, Serviços Automotivos e Limpeza e Conservação. Todos com taxas superiores a vinte por cento ao ano, apesar de tais segmentos não corresponderem às primeiras colocações em termos de participação no faturamento total do setor.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2018-09-12
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Como Citar
Análise da evolução do mercado de franquias no Brasil entre 2003 e 2017. (2018). Estudos Do CEPE, 131-144. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i0.12149