Criação de instrumento de mensuração da satisfação do cliente para fertilizantes de solo

Authors

  • Carlos Otávio Zamberlan Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Rudnei Johann de Abreu Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Victor Gama Azambuja Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i46.9890

Keywords:

Soja, Satisfação do Cliente, Fertilização, Agronegócios

Abstract

No ambiente altamente competitivo que as empresas se encontram, atentar para a satisfação do cliente torna-se cada vez mais importante. O objetivo deste trabalho é criar um modelo de avaliação da satisfação do cliente aplicada a Empresa de fertilizantes agrícolas TIMAC Agro Brasil. Para atingir o objetivo foi feito um levantamento sobre as metodologias utilizadas nesse intuito e foram desenvolvidas variáveis relacionadas à satisfação do cliente, adaptadas ao meio rural e a cultura da soja. Através de análise fatorial e testes de confiabilidade interna, chegou-se a um modelo composto por um construto e cinco subconstrutos relacionados com satisfação do cliente.

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Author Biographies

  • Carlos Otávio Zamberlan, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
    Doutor em Economia pela UFRGS, Professor do Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas produtivos, UEMS.
  • Rudnei Johann de Abreu, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
    Bacharel em Administração de Empresas pela UEMS
  • Victor Gama Azambuja, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
    Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ-USP e professor efetivo do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Published

2017-07-05

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Criação de instrumento de mensuração da satisfação do cliente para fertilizantes de solo. (2017). Estudos Do CEPE, 46, 91-109. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i46.9890