O VALOR PERCEBIDO PARA O CONSUMIDOR NAS DIMENSÕES SOCIOAMBIENTAL, ECONÔMICA E TECNOLÓGICA DA CADEIA PRODUTIVA DO BIODIESEL

Authors

  • Denise Maria Martins
  • Ana Cristina de Faria
  • Marco Antonio Pinheiro da Silveira
  • Milton Carlos Farina

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i0.2611

Keywords:

Biodiesel, Valor para o Cliente, Desenvolvimento Sustentável

Abstract

A inclusão do biodiesel como fonte renovável na matriz energética do Brasil, tem demandado esforços e direcionado ações estratégicas na priorização das dimensões socioambientais, econômicas e tecnológicas junto à cadeia produtiva do biodiesel. O objetivo desta pesquisa visa a analisar o valor percebido pelos consumidores finais quanto às dimensões socioambientais, econômicas e tecnológicas na produção de fontes de energias renováveis de combustíveis. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa descritiva, desenvolvida junto a condutores de ônibus identificados como um dos stakeholders da referida cadeia de suprimentos. Constatou-se uma priorização das dimensões social e ambiental, consideradas como principais valores percebidos pelo consumidor, se comparadas com as dimensões econômicas e tecnológicas. Os aspectos identificados como importantes referem-se à redução do efeito estufa, redução das emissões de gases tóxicos, a produção de energia renovável e a geração de emprego. Nota-se com os resultados obtidos, a necessidade de uma organização do conhecimento e produção de informações estratégicas, integrando o consumidor na cadeia produtiva e na construção do desenvolvimento sustentável.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-08-28

Issue

Section

Artigos

How to Cite

O VALOR PERCEBIDO PARA O CONSUMIDOR NAS DIMENSÕES SOCIOAMBIENTAL, ECONÔMICA E TECNOLÓGICA DA CADEIA PRODUTIVA DO BIODIESEL. (2013). Estudos Do CEPE, 78-101. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i0.2611