Aprendizagem interorganizacional: estudo conceitual sobre a aprendizagem nas redes de cooperação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i50.14226

Palavras-chave:

Relações Interorganizacionais, Redes de Cooperação, Desempenho, Modelos, Aprendizagem Interorganizacional.

Resumo

Este ensaio teórico remete ao contexto das relações entre organizações, e da aprendizagem engajada, mediante ‘Redes de Cooperação’. Investigando os atributos da aprendizagem interorganizacional, o desempenho aparece como dos mais importantes na avaliação de uma estrutura de aprendizagem. São apreciados alguns dos modelos existentes. Trata-se de três perspectivas: [1] Mohr e Sengupta (2002); [2] Crossan e Inkpen (1995), Jones e Macpherson (2006), Suseno e Ratten (2007); e, [3] indicadores de aprendizagem interorganizacional. Através das propostas em avaliação, o primeiro passo é dado na busca de convergência teórica, no sentido de avaliar o processo de aprendizagem e o desempenho entre empresas. Ao final deste trabalho um modelo alternativo é proposto.

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Biografia do Autor

  • Flávio Régio Brambilla, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
    Coordenador Adjunto e Docente do Mestrado em Administração da UNISC.
  • Vilmar Antonio Gonçalves Tondolo, Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
    Docente do PPGA em Administração da FURG.

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Publicado

2020-12-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aprendizagem interorganizacional: estudo conceitual sobre a aprendizagem nas redes de cooperação. (2020). Estudos Do CEPE, 50, 71-82. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i50.14226