INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PARA ONDE ESTAMOS INDO? UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES A PARTIR DA VIRADA DO MILÊNIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i44.8599

Palavras-chave:

internacionalização do ensino superior, estudo bibliométrico, dimensões da internacionalização.

Resumo

Nos últimos 20 anos a internacionalização do ensino superior cresceu para se tornar uma área de pesquisa respeitada (KEHM e TEICHLER, 2007), sendo que muitos estudos tem sido desenvolvidos sob a internacionalização do ensino superior (CHILDRESS, 2009). A partir destas informações, realizou-se um estudo bibliométrico da produção científica publicada entre 2000 e 2016 na área da internacionalização do ensino superior. Foram identificados e analisados 130 artigos a partir de 6 eixos articuladores. Quanto aos principais resultados destaca-se o aumento nas publicações a partir de 2013 e a grande variedade de temáticas abordadas nos estudos, com ênfase nas investigações sobre a mobilidade, nas estratégias de internacionalização, na comercialização do ensino e na cooperação internacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andressa Terra, Unisc
    Mestranda em Administração de Empresas pela Universidade de Santa Cruz do Sul.
  • Jorge Francisco Bertinetti Lengler, Universidade de Santa Cruz do Sul
    PhD em Marketing Internacional

Downloads

Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PARA ONDE ESTAMOS INDO? UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES A PARTIR DA VIRADA DO MILÊNIO. (2016). Estudos Do CEPE, 44, 147-168. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i44.8599