O efeito da turbulência tecnológica no sucesso de novos produtos

Autores

  • Mirela Jeffman dos Santos Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Marcelo Gattermann Perin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Cláudio Hoffmann Sampaio Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i43.7639

Palavras-chave:

marketing, inovação, estratégia, pesquisa quantitativa,

Resumo

O estudo visa analisar a influência das orientações ao consumidor (OC), à aprendizagem (OA) e à inovação (OI) na habilidade de desenvolvimento de novos produtos (HDNP), e desta no sucesso de novos produtos (SNP), bem como a influência da turbulência tecnológica (TT) na relação entre a HDNP e o SNP. Por meio de levantamento realizado com empresas industriais brasileiras, verificou-se efeito positivo da OC, OA e OI na HDNP e desta no SNP. Constatou-se ainda que a OI é o antecedente de maior efeito na HDNP e que a TT modera positivamente a relação entre a HDNP e o SNP.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mirela Jeffman dos Santos, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Doutora em Administração pela PUCRS. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.
  • Marcelo Gattermann Perin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
    Doutor em Administração pela UFRGS. Professor dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Cláudio Hoffmann Sampaio, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Doutor em Administração pela UFRGS. Professor dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2016-01-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O efeito da turbulência tecnológica no sucesso de novos produtos. (2016). Estudos Do CEPE, 43, 119-135. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i43.7639