INOVAÇÃO EM PRODUTO: ESTUDO LEXICAL NAS INDÚSTRIAS GAÚCHAS DE BENEFICIAMENTO DE ARROZ

Autores

  • Carlos Otávio Zamberlan Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Paulo Dabdab Waquil Universidade Federal do rio Grande do Sul
  • Hélio Henkin Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i40.4916

Palavras-chave:

Inovação, Competitividade, Estratégias

Resumo

O arroz é considerado um importante produto na economia mundial, pois é consumido em vários países e continentes. Todavia, a maior parte dos países consumidores são também produtores e as empresas que o beneficiam enfrentam uma grande concorrência. Para ganhar em competitividade a inovação deve se fazer presente. Este artigo tem como objetivo analisar as inovações em produto por parte das empresas beneficiadoras do Rio Grande do Sul, maior produtor nacional. Para isso, utilizou-se de métodos qualitativos baseados em análise lexical e de conteúdo. Concluiu-se que ocorrem inovações tanto incrementais em produtos existentes, bem como no lançamento de novos produtos visando, também, o fortalecimento de marca, o aumento de opções para o cliente, entre outros motivos.

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Biografia do Autor

  • Carlos Otávio Zamberlan, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
    Doutor em Economia pela UFRGS
  • Paulo Dabdab Waquil, Universidade Federal do rio Grande do Sul
    Doutor em Economia
  • Hélio Henkin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutor em Economia

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Publicado

2014-12-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INOVAÇÃO EM PRODUTO: ESTUDO LEXICAL NAS INDÚSTRIAS GAÚCHAS DE BENEFICIAMENTO DE ARROZ. (2014). Estudos Do CEPE, 40, 107-136. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i40.4916