FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: FATORES QUE INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES NA HORA DA COMPRA
DOI:
https://doi.org/10.17058/cepe.v0i33.1556Palavras-chave:
Consumidores, Processo decisório de compra, Finanças ComportamentaisResumo
Este trabalho objetiva estabelecer as principais influências comportamentais dos consumidores na hora da compra nas lojas da cidade de Caruaru-PE. A pesquisa foi realizada com consumidores da cidade de Caruaru-PE, no North Shopping, antigo Shopping Caruaru, e no centro da cidade. A amostra dessa pesquisa foram 200 consumidores. Apresentando os seguintes resultados: 50% do público declaram ser o preço o fator determinante ao escolher um produto, quando a qualidade do produto não está em questão. No que diz respeito a satisfazer as necessidades de auto-estima, o status da marca é fator decisivo de influência, com 23% das opiniões. Pela pesquisa aplicada, constata-se que, com 31% do total, o sábado é o dia preferido para fazer compras, pela maior disponibilidade de tempo, de produtos ofertados, quer seja no comércio, nas feiras livres ou nos shoppings da cidade. E há a possibilidade de contar com companhia de terceiros, tornando o ato do consumo mais atrativo. Diante de tudo que foi estudado e analisado nesta pesquisa, concluí-se que o comportamento do consumidor deve ser estudado por todos que ofertem algum produto ou serviço. Uma vez que o mesmo é determinante na decisão de compra e no sucesso de uma empresa.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-07-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Como Citar
FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: FATORES QUE INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES NA HORA DA COMPRA. (2011). Estudos Do CEPE, 33, 93-126. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i33.1556