Processo de trabalho e serviço social: dilemas, embates e limitações

Autores

  • Jonis Manhães Sales Felippe Instituto Federal Fluminense
  • Isabela Sarmet de Azevedo Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.4531

Palavras-chave:

Serviço Social, processo de trabalho, serviços.

Resumo

Tomando a categoria processo de trabalho em Marx como ponto de partida, este artigo resgata algumas das principais aproximações entre tal estrutura conceitual e a profissão serviço social. Para tanto, foram analisadas as produções de importantes intelectuais (iamamoto, 2010; almeida, 1996; barbosa, cardoso e almeida, 1998; granemann, 1999; cardoso et. Al. 1997; lessa, 2007) que se propuseram a discutir o tema, evidenciando as limitações, os embates e os dilemas entre as suas obras. Concomitantemente, recorre-se aos elementos clássicos da tipologia marxiana, bem como ao debate sobre o ramo de serviços para demonstrar as fragilidades de algumas dessas apropriações e apontar novos caminhos reflexivos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jonis Manhães Sales Felippe, Instituto Federal Fluminense
    Mestre em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Assistente Social do Instituto Federal Fluminense (IFF).
  • Isabela Sarmet de Azevedo, Universidade Federal Fluminense
    Mestra e Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2015-07-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Processo de trabalho e serviço social: dilemas, embates e limitações. (2015). Barbarói, 259-273. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.4531