ÉTICA E TÉCNICA NA RELAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA E A PERGUNTA SOBRE O CONHECER

Autores

  • Etiane Araldi
  • Rafael Diehl
  • Cleci Maraschin

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i38.2505

Palavras-chave:

psicologia, ética, técnica, conhecimento

Resumo

Neste artigo tomamos uma afirmação recorrente no campo da psicologia, a saber, a de que o trabalho do psicólogo é necessariamente ético e não técnico. Para compreender a emergência de tal assertiva buscamos percorrer algumas questões sobre o surgimento da psicologia em sua relação paradoxal com as perguntas sobre o conhecer e o conhecimento. A contribuição de uma perspectiva das redes é discutida no sentido de não localizar a ética e a técnica em pares dicotômicos, mas considerar a participação de não humanos na configuração dos conhecimentos e da ciência. Por fim, defende-se o diálogo com algumas abordagens sistêmicas da cognição como forma de recolocar o problema da técnica para a psicologia como disciplina moderna, apontando para uma abordagem da ética como ação encarnada em contraponto ao representacionismo do paradigma cognitivista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-08-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ÉTICA E TÉCNICA NA RELAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA E A PERGUNTA SOBRE O CONHECER. (2013). Barbarói, 38, 26-44. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i38.2505