Movimento feminista e antimanicomial: uma análise das lutas por direitos em uma sociedade capitalista-patriarcal

Autores

  • Alessandra Rodrigues Sardeto Centro Universitário Ingá (UNINGÁ)
  • Natalia Bazarghi Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)
  • Daniele Andrade Ferrazza Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.15204

Palavras-chave:

movimentos sociais, feminismo, luta antimanicomial, normatização da vida

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender possíveis conexões entre o movimento feminista e o movimento antimanicomial, para isso, por meio de revisão bibliográfica, busca-se contextualizar os movimentos sociais e realizar a análise histórica de ambos afim de esclarecer suas motivações, formas de atuação na luta por direitos e atendimento de demandas dos sujeitos envolvidos com pretensões de alcançar transformações sociais. Dessa forma, o material discute as confluências e divergências entre o movimento feminista e antimanicomial, na tentativa de ampliar e construir o debate acadêmico acerca do assunto, que se transforma diariamente, de modo democrático e dialético. Considera-se que a sociedade pós-industrial foi se moldando de acordo com uma lógica edificada na estrutura capitalista, patriarcal e machista, que tende a universalizar o humano, excluindo as diferenças. Nesse sentido, o que não se encaixa nessa ótica é considerado anormal e por isso passa a ser rechaçado e isolado perante a sociedade, sendo justamente a normatização da vida um dos aspectos de contestação dos movimentos sociais que se articulam para garantir direitos sociais e políticos aos atores envolvidos nas mobilizações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alessandra Rodrigues Sardeto, Centro Universitário Ingá (UNINGÁ)
    Atua como Psicóloga Clínica em Maringá. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e graduação em Psicologia, pelo Centro Universitário Ingá.
  • Natalia Bazarghi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)
    Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis). Trabalha como professora universitária.
  • Daniele Andrade Ferrazza, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
    Professora do Programa de Pós-Graduação e da Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora e mestre pela Universidade Estadual Paulista– Unesp/ Assis-SP.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Movimento feminista e antimanicomial: uma análise das lutas por direitos em uma sociedade capitalista-patriarcal. (2021). Barbarói, 58, 195-217. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.15204