A pedagogia da alternância em Rondônia: alguns apontamentos críticos a partir dos estudos culturais

Autores

  • Alberto Dias Valadão "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR"
  • José Licínio Backes Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.11274

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância, Estudos Culturais, Sujeito Crítico e Autônomo.

Resumo

O propósito deste artigo é trazer alguns apontamentos críticos a partir dos Estudos Culturais sobre a Pedagogia da Alternância, que foi criada na França na década de 1920 e chegou a Rondônia no final da década de 1980. Os Estudos Culturais, campo epistemológico escolhido para este estudo, vê a cultura como prática produtiva envolvida em relações de poder, inclusive no sentido de fabricar meios de regular as condutas, ações e modos de ser e de pensar, sendo, portanto, as identidades e diferenças produzidas histórica e culturalmente. As entrevistas, observações e análises de documentos, como o Projeto Político Pedagógico e o Plano de Curso do Centro Familiar de Formação em Alternância (CEFFA) de Ji-Paraná (RO), onde se deu este trabalho, mostraram que essa prática pedagógica tem objetivado a produção de sujeitos cidadãos conscientes, autônomos, homogeneizados, privilegiando, para alcançar o seu intento, os conhecimentos chamados científicos e as normas internas criadas pelas famílias para regular e controlar as práticas e comportamentos dos sujeitos que ali estudam e trabalham.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alberto Dias Valadão, "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR"
    Professor do Departamento de Ciências Humanas e Sociais - DCHS - UNIR - Campus de Ji-Paraná
  • José Licínio Backes, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
    Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco. Bolsista Produtividade CNPq.

Downloads

Publicado

2017-07-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A pedagogia da alternância em Rondônia: alguns apontamentos críticos a partir dos estudos culturais. (2017). Barbarói, 2(50), 131-153. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.11274