Avaliação da contaminação ambiental por carbofurano em solo proveniente do cultivo de cana-de-açúcar

Authors

  • Adilson Correia Goulart Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara
  • Simone Machado Goulart Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara
  • Maraína Souza Medeiros Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • João Paulo Victorino Santos Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara

DOI:

https://doi.org/10.17058/tecnolog.v22i2.11147

Keywords:

Contaminação do solo, Agrotóxico carbofurano, ESL-PBT solo.

Abstract

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal, de 2012 a 2014, cerca de 10% do total de agrotóxicos comercializados no Brasil foram destinados para o setor sucroalcooleiro. Dentre os agrotóxicos recomendados pela ANVISA no controle de pragas em canaviais destaca-se o princípio ativo carbofurano. De acordo com relatório do IBAMA, nos anos de 2010 e 2013 foram comercializados, respectivamente, cerca de 2000 e 1700 toneladas de carbofurano em diferentes regiões do Brasil, incluindo os Estados de Goiás e Minas Gerais. Dessa forma, esta pesquisa objetivou a verificação da existência de contaminação do solo por carbofurano em amostras provenientes do plantio de cana-de-açúcar. A área selecionada para verificar a ocorrência de contaminação localiza-se na divisa dos Estados de Goiás e Minas Gerais onde o cultivo de cana-de-açúcar é cada vez mais predominante. As amostras foram retiradas em profundidade de 0-20 cm. As coletas foram realizadas em duas estações diferentes do ano de 2016, sendo a primeira realizada no final do mês de maio e a segunda em meados do mês de novembro. O método analítico utilizado para verificar a existência de contaminação do solo pelo agrotóxico carbofurano foi a extração sólido-líquido com partição a baixa temperatura, seguida de análise por cromatografia líquida de alta eficiência, acoplada a um detector ultravioleta. Nas condições de análise estabelecidas e dentro do limite de detecção do método aplicado, não foram encontrados resíduos de carbofurano nas amostras provenientes da área avaliada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Adilson Correia Goulart, Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara
    Mestre em Meio Ambiente e Qualidade Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL e Graduado em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Goias - Câmpus Itumbiara (IFG). Na graduação atuou como bolsista no Programa de Educação Tutoria, Grupo PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade e como voluntário no Programa de Iniciação Cientifica (PIVIC). Profissionalmente atua como servidor técnico administrativo no Instituto Federal de Goias - Câmpus Itumbiara no laboratório de Química geral.
  • Simone Machado Goulart, Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara
    Doutora em Agroquímica (Área: Química Analítica) pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Mestre em Agroquímica (Área: Química Analítica) pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Possui graduação em Tecnologia de Laticínios pela Universidade Federal de Viçosa (2002), Licenciatura em Química pela Universidade Católica de Brasília (2009). É professora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Câmpus Itumbiara. Tutora do Grupo PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade do IFG. Tem experiência na área de Direção Escolar, na área de Química e Alimentos, com ênfase em Análise de Traços, Química Ambiental, Química Analítica e Forense, atuando principalmente nos seguintes temas: cromatografia, agrotóxicos, alimentos e ambiente.
  • Maraína Souza Medeiros, Universidade Federal de Uberlândia - UFU
    Possui mestrado em Meio Ambiente e Qualidade Ambiental pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU/Câmpus Umuarama (2015 a 2017). Possui curso de aperfeiçoamento em "Técnicas aplicadas ao Meio Ambiente" pelo Centro de Estudos e Formação (2014). É Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG Câmpus Itumbiara (2010 a 2013). Atuou como Petiana bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET) vinculado à SEsu/MEC e denominado "PET Química: Educação, Ambiente e Sociedade" (2013 a 2014). Dentro do programa PET Química, desenvolveu ações que norteiam Ensino, Pesquisa e Extensão e que favoreceu sua formação acadêmica sob orientação da professora-tutora Simone Machado Goulart. Trabalhou como auxiliar de laboratório (estagiária) no laboratório de Controle de Qualidade de Águas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de Goiás - Saneago S/A, regional de Itumbiara - GO (2011 a 2013). No laboratório desenvolveu atividades como análises físico-químicas e microbiológicas; preparo de soluções químicas; dentre outras.
  • João Paulo Victorino Santos, Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara
    Doutor em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2016), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2009), Especialista em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras (2005), Licenciado em Química pela UCB/Brasília (2009) e Graduado em Tecnologia de Laticínios pela Universidade Federal de Viçosa (2002) . Atualmente é professor do Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara, nas áreas de Química e Tecnologia de Alimentos e Bebidas.

Published

2018-07-31

Issue

Section

Environmental Technology

How to Cite

Avaliação da contaminação ambiental por carbofurano em solo proveniente do cultivo de cana-de-açúcar. (2018). Tecno-Lógica, 22(2), 187-193. https://doi.org/10.17058/tecnolog.v22i2.11147