FREQUÊNCIA DOS SENTIMENTOS DE NERVOSISMO E TRISTEZA EM PROFESSORES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.17058/rips.v8i2.19722Palabras clave:
Saúde mental, Professores escolares, Saúde do trabalhador, Coronavirus, Inquérito epidemiológicoResumen
Introdução: a pandemia da COVID-19 provocou inúmeras consequências globais, impactando a saúde física e mental da população. Em especial, os professores foram impactados por esse cenário, enfrentando mudanças importantes no trabalho e na rotina durante a pandemia. Objetivo: objetivou-se verificar a frequência dos sentimentos de nervosismo e tristeza entre professores durante a pandemia da COVID-19 e seus fatores associados. Método: trata-se de um inquérito epidemiológico do tipo websurvey, realizado com professores da educação básica pública de Minas Gerais, da zona urbana e rural. A coleta de dados ocorreu em 2020 via formulário digital. A variável dependente foi o sentimento de nervosismo e tristeza durante a pandemia. Utilizou-se a Regressão de Poisson. Resultados: participaram do estudo 15.641 professores. Entre eles, 44,2% apresentaram sentimentos de nervosismo e tristeza muitas vezes/sempre durante a pandemia, com maior prevalência entre mulheres (RP=1,41), professores com menos de 30 anos (RP=1,65), que atuavam na zona urbana (RP=1,07), insatisfeitos com o trabalho (RP=1,24), com muita dificuldade no trabalho (RP=1,24), que fizeram uso de computador por quatro horas/dia ou mais (RP=1,13), que faziam parte do grupo de risco da COVID-19 (RP=1,09), que sentiram muito medo da COVID-19 (RP=1,53), com problemas de sono (RP=2,77), com pior padrão alimentar (RP=1,06), os inativos fisicamente (RP=1,10), que relataram aumento de peso (RP=1,14), que aumentaram o consumo de álcool (RP=1,18) e os tabagistas (RP=1,10). Conclusão: observou-se elevada prevalência de professores que sentiram-se nervosos e tristes durante a pandemia. Esses sentimentos foram associados, além de outros fatores, com comportamentos nocivos à saúde.
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