OBSERVAÇÃO PRAGMÁTICO SISTÊMICA DA COMPETÊNCIA MUNICIPAL PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR EM FACE DA COMPETÊNCIA PARA ZELAR PELO MEIO AMBIENTE.

Authors

  • Igor Gessinger UNISC
  • Janrie Rodrigues Reck

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v4i1.4604

Keywords:

Filosofia do Direito, Teoria Pragmático Sistêmica, Competência

Abstract

Resumo: O presente estudo tem o condão de observar o eventual conflito entre a competência do ente municipal para elaborar o plano diretor e aquela que determina o zelo pelo meio ambiente. A observação será feita a partir matriz teórica pragmático-sistêmica, com uma análise de caso ao final, a fim de apontar as soluções encontradas pelo sistema jurídico para solução de tais distúrbios. O desenvolvimento do presente estudo consiste em três etapas: inicialmente, uma síntese da legislação concernente. Em segundo lugar, uma breve explanação acerca do papel do conceito de competência junto à matriz teórica pragmático sistêmica. Por fim, a análise de decisão judicial envolvendo o tema a partir da ótica pragmático sistêmica. A matriz de pensamento é baseada nas ideias de Jurgen Habermas, Nicklas Luhmann e Janriê Reck. Ao fim, concluiu-se que é possível observar o direito a partir de um pensamento não metafísico ou positivista, que contribui para uma concepção diferenciada e interdisciplinar da matéria.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-06-28

Issue

Section

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

How to Cite

OBSERVAÇÃO PRAGMÁTICO SISTÊMICA DA COMPETÊNCIA MUNICIPAL PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR EM FACE DA COMPETÊNCIA PARA ZELAR PELO MEIO AMBIENTE. (2014). Revista Jovens Pesquisadores, 4(1). https://doi.org/10.17058/rjp.v4i1.4604