PAREDES PRÉ-FABRICADAS EM BLOCOS CERÂMICOS ESTRUTURAIS: UM ESTUDO DE PRODUTIVIDADE E SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
DOI:
https://doi.org/10.17058/rjp.v15i1.20289Palavras-chave:
Industrialização, Pré-fabricação, Alvenaria estruturalResumo
A construção civil enfrenta desafios históricos em termos de produtividade, desperdício de materiais e escassez de mão de obra. Em resposta a esses problemas, diversos sistemas construtivos e tecnologias foram desenvolvidas visando fortalecer o setor e mitigar o atraso tecnológico em relação às outras áreas da economia. Como resultado, o uso de sistemas pré-fabricados ganhou espaço por apresentar potencial para aumentar a industrialização, reduzir custos, tempo de construção e impacto ambiental, além de melhorar as condições de trabalho. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo estudar a forma de concepção e a viabilidade de execução de uma residência unifamiliar utilizando painéis pré-fabricados de blocos cerâmicos estruturais. Além disso, buscou-se acompanhar sua construção, identificando os desafios envolvidos, bem como verificar o potencial do sistema sob os aspectos de produtividade e sustentabilidade. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica sobre sistemas pré-fabricados em blocos cerâmicos, além da realização do estudo de caso, por meio do acompanhamento da implantação do primeiro protótipo do sistema. A execução do sistema foi realizada em duas etapas: fabricação dos painéis em ambiente industrial e montagem no canteiro de obras. A fabricação seguiu definições projetuais em ambiente controlado, enquanto a montagem incluiu transporte com guindaste e instalação dos painéis no canteiro de obras. Os resultados confirmaram o potencial do sistema para atender às demandas da construção civil, permitindo edificações de diferentes padrões e alturas, conciliando estética e desempenho, e contribuindo para a modernização do setor.
Downloads
Referências
CBIC – CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Para avançar na industrialização é inevitável mudança nos métodos construtivos, diz CBIC. Agência CBIC, Brasília, 15 abril. 2024. Disponível em: <https://cbic.org.br/para-avancar-na-industrializacao-e-inevitavel-mudanca-nos-metodos-construtivos-diz-cbic/>. Acesso em: 15 jun. 2025.
ABDI – AGÊNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL. Construção industrializada e metodologia BIM são abordadas pela ABDI durante Feicon. São Paulo, 4 abr. 2024. Disponível em: <https://cbic.org.br/para-avancar-na-industrializacao-e-inevitavel-mudanca-nos-metodos-construtivos-diz-cbic/>. Acesso em: 15 jun. 2025.
ABDI – AGÊNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL. Manual da construção industrializada: conceitos e etapas. v.1: Estrutura e Vedação. ABDI. 1 ed. Brasília, 2015.
CBIC – CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Catálogo de inovação na construção civil. Brasília, 2016. Disponível em: <https://cbic.org.br/wp-content/uploads/2017/11/Catalogo_de_Inovacao_na_Construcao_Civi l_2016.pdf >. Acesso em: 12 mar. 2025.
BRASIL. Ministério das Cidades. Portaria nº 399, de 21 de dezembro de 2006. Institui o Sistema Nacional de Avaliações Técnicas – SINAT, no âmbito do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 245, p. 144, 22 dez. 2006.
______. Cresce dificuldade para contratar mão de obra qualificada na construção civil. Agência CBIC. Brasília, 2022. Disponível em: <https://cbic.org.br/cresce-dificuldade-para-contratar-mao-de-obra-qualificada-da-construcao/>. Acesso em: 12 mar. 2025.
FGV IBRE - FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Sondagem da Construção em Sistemas Industrializados. Modern Construction Show. São Paulo, 2024.
MARQUES, R. et al. Comparativo de custos de construção de uma unidade de conjunto habitacional com uso de alvenaria estrutural e painéis pré-fabricados. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, v. 14, n. 4, 2022.
MMC PROJETOS E CONSULTORIA. Projeto de paginação de alvenaria. Canoas - RS, 2024.
SINAT – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÕES TÉCNICAS DE PRODUTOS INOVADORES. DATec Nº021-D - Casas Olé - Painéis pré-moldados em alvenaria com blocos cerâmicos e concreto armado. Brasília, mar. 2023.
Diretrizes para Avaliação Técnica de Produtos: Diretriz Sinat Nº 002 - Rev. 01: Sistemas construtivos integrados por painéis pré-moldados para emprego como paredes de edifícios habitacionais. São Paulo, 2012.
______. Diretrizes para Avaliação Técnica de Produtos: Diretriz Sinat Nº 009: Sistema Casa Express de painéis pré-moldados mistos de concreto armado e blocos cerâmicos para paredes. São Paulo, 2012.
SINDUSCON - SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL. Apagão da mão de obra e futuro da construção. Painel na Convenção Secovi, São Paulo 2024. Disponível em: <https://sindusconsp.com.br/sinduscon-sp-debateu-apagao-da-mao-de-obra-e-futuro-da-constr ucao-em-26-de-agosto/>. Acesso em: 12 mar. 2025.
SOUZA, U. E. L. de et al. O custo do desperdício de materiais nos canteiros de obras. Qualidade na Construção, n. 21, p. 64-66, 1999.
TAUIL, C. A. et al. Alvenaria Estrutural. São Paulo: Pini, 2010.
THAMBOO, J. et al. Prospects of developing prefabricated masonry walling systems in Australia. Buildings 2021, 11, 294. Disponível em: <https://doi.org/10.3390/buildings11070294>. Acesso em: 12 mar. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.