A produção de sentidos sobre a inclusão na pesquisa acadêmica em psicologia e educação

Autores

  • Bruno Corralo Granata UNISC
  • Amanda Cappellari UFRGS
  • Caroline da Rosa Couto UNISC
  • Giulia Netto Löbler UNISC
  • Taís Morgana dos Santos UNISC
  • Betina Hillesheim Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v8i1.11834

Palavras-chave:

Inclusão. Psicologia. Educação. Discurso.

Resumo

O presente trabalho aborda a inclusão como uma construção social que se disseminou de forma a se enraizar como valor “universal”. Para analisar o discurso da inclusão, tomou-se como objeto as teses e dissertações do site Domínio Público. Através da busca pelo termo “inclusão” nas ferramentas de busca do site, após um “filtro de sentido”, chegou-se ao total de 723 resultados, que foram organizados de acordo com a tabela de áreas do conhecimento do CNPq. Embora tenham sido encontrados resultados em todas as áreas principais, a maior concentração se deu em Educação (43,4%) e Psicologia (8,9%). Voltando o foco para estas, a análise baseou-se no título, resumo e nas palavras-chave dos trabalhos, a fim de pensar os eixos adjetivação (adjetivos que aparecem vinculados à inclusão) e público (a quem se dirige a inclusão). Em “público”, apesar da aparente concentração em torno da deficiência/necessidades educativas especiais (70% dos resultados), a grande variedade de sujeitos agrupados nessa categoria demonstra também um alargamento dos “limites” da inclusão. Por fim, a semelhança dos resultados das áreas de Educação e Psicologia indica um direcionamento da pesquisa sobre inclusão, de modo que o entendimento de diferentes áreas parece coincidir em linhas gerais.

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Biografia do Autor

  • Bruno Corralo Granata, UNISC
    Estudante do curso de Psicologia (UNISC), bolsista de Iniciação Científica (FAPERGS)
  • Amanda Cappellari, UFRGS
    Psicóloga, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), bolsista CAPES
  • Caroline da Rosa Couto, UNISC
    Psicóloga, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNISC), bolsista Capes
  • Giulia Netto Löbler, UNISC
    Estudante do curso de Psicologia (UNISC), bolsista de Iniciação Científica (CNPq)
  • Taís Morgana dos Santos, UNISC
    Estudante do curso de Psicologia (UNISC)
  • Betina Hillesheim, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
    Psicóloga. Doutora em Psicologia (PUCRS). Professora e pesquisadora do departamento de Psicologia e do PPGEdu (UNISC). Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq.

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Publicado

2018-07-02

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS

Como Citar

A produção de sentidos sobre a inclusão na pesquisa acadêmica em psicologia e educação. (2018). Revista Jovens Pesquisadores, 8(1), 49-62. https://doi.org/10.17058/rjp.v8i1.11834